Surpresa do Brasil

Fala meu povo! Que tal tá essa vida?!?

Veja bem, faz um bom tempo que não escrevo, a vida andou meio INTENSA no último mês. Intensa tanto quando eu falei já no outro POST, como também em termos e trabalho e agito.

Mas esse é um post feliz. Nessa última semana que passei tive o prazer de receber duas amigas do Brasil aqui em Moçambique, Silvinha Medeiros e Marília Ravanello. MARAVILHA. As duas resolveram vir conhecer a África como destino de férias, e aproveitaram para conhecer 2 extremos: África do Sul e Moçambique.

Marília, Eu e Silvinha bebendo um Choops no Mundo's

Obviamente, graças a vinda delas, organizei umas viagens turísticas aqui por Moçambique, pedi uma dispensa do trabalho e aproveitei com elas. Além desse post ser em parte uma pequena homenagem e singelo agradecimento a presença delas aqui, quero mostrar um pouquinho de alguns lugares de Moçambique que conheci junto com elas.

Infelizmente não deu tempo delas virem até Tete, porém deu para ter uma idéia já andando pela região de Maputo. Pela região de Maputo, além da própria Maputo fomos a 2 praias que merecem destaque: Praia do Bilene e Praia da Macaneta.

Interessante foi alugar um carro e pilotar pela aquela região. Além de é claro, ser mão inglesa aqui, sempre tem o medinho dos policiais querendo um refresco. Mas não deu problema nenhum e digo que estou bem adaptado para dirigir na mão inglesa. O foda vai ser quando eu voltar pro Brasil… ehehhe

Mas antes de eu começar, deixa eu contar que ganhei presentes!! 😀 😀 As meninas trouxeram pra mim uma cuia e bomba nova para eu tomar chimarrão em casa (a outra que tenho está no trabalho), presente que estou usando exatamente agora, e também uma camiseta do Grêmio novinha! 😀 Coisa LINDA!

1) Praia do Bilene

Essa foi uma viagem na verdade que aproveitamos o embalo de alguns amigos da empresa que estavam indo para lá. Na verdade, amigas. De quase 10 pessoas, foi só eu de homem… ehehhe

Todo o pessoal: Eu, Marília, Silivinha, Bia, Valéria, Renata, June e Raquel. Sim, eu era o bendito fruto!

“Praia do Bilene ou simplesmente Bilene é uma vila balnear moçambicana situada 145km a nordeste de Maputo, nas margens da Lagoa Uembje, a qual está separada do Oceano Índico por uma estrita faixa de dunas.” Via Wikipedia.

É um lugar muito interessante de ir por que tu pode ir no encontro da água da Lagoa com o Oceano, então não deixa de ser um lugar muito interessante e bonito de visitar.

Lá, existe um Lodge bunitão, que fica exatamente do outro lado do lado, exatamente nas Dunas que foram listadas acima, e claro, foi exatamente onde a gente ficou. Pra ti chegar lá, tu deixa teu carro de um lado da lagoa e pega um barco para chegar até o hotel.

Pesca = Diversão
Locomoção de barco até o Lodge do outro lado da Lagoa
O Lodge: Mahelane Lodge. Os quartos, obviamente são as cabaninhas.

Em geral, o que se tem para fazer lá é: Descansar, Andar de barco, descansar, tomar banho de mar, beber cerveja, comer, tomar banho de piscina e, deixa eu pensar, ah!!! Descansar! Ou seja, uma vida MUITO difícil! 🙂

Recepção. Garçom esperando com um drink para todos. Chic, ham?
Vista do quarto. Bonito, né?
Indo pro barquinho dar uma volta
Água transparente e os bancos de areia
Lá no fundo, a entrada do mar na lagoa
Santa Maria em Bilene! 😀
Mulherada boiando na água...
E eu também sou filho de Deus...
Um pouquinho da paisagem...
Praia particular!
Vida triste essa...

Além de ir para o encontro da água da Lagoa com o Oceano Índico, tu tem a opção de ir em um espaço onde geralmente tu encontra muitas tartarugas, coisa que não aconteceu comigo, mas tudo bem. Valeu a caminhada e para ver a paisagem bonitona que tem naquela direção.

Paz...
Esse é o Índico... Indo em buscas das tartarugas
Q q tu quer que eu faça Marilia?!?!?
AHHAHAHAHAA Caranguejos assassinos!!!
Lá em cima já estavam as irmãs Di Mambro. Eu demorei pra chegar lá... Cansa caminhar na areia...
O outro lado do morro da foto anterior. Lindão, né?

Quer dar uma atenção muito especial pra próxima foto:

Opa!

EAHUEAHUEAHUEHUAHUEAHUEAHUEAHUHUEAUHHUEAHUEHUAEHUEAHU Foto tirada bem na hora que o morrinho que a Silvinha tava apoiada desmoronou, e ela se esborrachou no chão. AHAHAHAHAHA Sério, desculpa Silvinha, mas foi MUITO engraçado! Abaixo a foto novamente, tirada da maneira certa!

🙂
Descanso depois de caminhar tanto tempo... E os pés estavam queimados já!

Uma coisa muito linda que aconteceu foi que eu descobri que realmente estou com alergia a coisas do mar. Lembram quando eu contei que tinha comido camarão e tinha tido um ataque alérgico? Pois é, dessa vez confirmei a alergia comendo um caranguejo! E dessa vez foi pior ainda…. a alergia avermelhou meu corpo todo, em formato scanner. Tipo, começou da testa e foi até os dedos do pé! Maldição!!! Ahahaha Foi no mínimo, engraçado! Silvinha e Marília que o digam… Ficaram rindo e me segurando pra não me coçar! ahahahha

Tá aí o que depois quase me matou! ehhehehe
Em relação a prato bonito, a Marília não perdeu nada pra mim... hehehh

O bonito mesmo foi na volta, que eu tava dirigindo e tendo ataque alérgico ao mesmo tempo. Foi uma delícia, mas terminou tudo bem. Quando eu voltar pro Brasil vou ter que fazer uns exames pra descobrir de que eu tenho alergia, até lá, coloquei os pratos do mar fora do meu cardápio.

2) Praia da Macaneta

Praia da Macaneta é outra praia bem pertinho de Maputo, que é bem tranquila de ir de carro… Pelo menos até chegar na balsa. A partir dali só com 4×4. Inclusive, tem muitos lugares lindos por aqui que pra chegar é só de 4×4. Um deles se chama Ponta D’Ouro e é um lugar que ainda quero muito ir.

Diferente da viagem pra Bilene que eu tive que alugar um carro para ir, dessa vez eu tive a sorte de ter um carro emprestado de umas amigas de Maputo, então foi bem mais tranquilo para ir (e também muito mais barato, por que carro é MUITO caro pra alugar aqui, principalmente os 4×4).

Pra chegar até lá, tu tem que pegar uma balsa, que na última vez que meus amigos foram, ela quebrou! Ou seja, não dava pra voltar! ahahhahaha Como as gurias tinham que voltar no outro dia para AFrica do Sul, não pudiamos arriscar de não voltar, então atravessamos a balsa a pé e iriamos pegar um chapa (transporte público daqui) do outro lado da Balsa.

A Balsa
Agora sim vocês tem um registro de que realmente estavam aqui... ehheeh Marília e Silvinha

O problema é que quando chegamos do outro lado o chapa tava LOTADASSO, dai ficou bem desagradável pra pegar. Moral, ataquei 2 caras que pareciam gringos e pedi carona. Eles estavam em uma 4×4 tipo aquelas de Safari/Aventura, e aceitaram nos dar carona. Ai foi a nossa sorte.

Tá aí o Chapa... Tava brabo de andar nele...

Os 2 cara que estavam no carro que nos deu carona eram o Paulo e o Vincent. Paulo é Moçambicano que morou 30 anos em Portugal e foi policial dos highlevel (tipo BOPE de Portugal) e voltou agora pra Moçambique pela primeira vez na vida adulta. Vincent é um francês figuraça que é casado com uma Moçambicana e trabalha com Turismo aqui em Moçambique.

Moral da história? Acabamos passando o dia todo com eles e andamos pelas praias inteiras de Macaneta com um “guia turístico”.

Um coisa muito legal que aconetceu no caminho, é que enquanto estavamos indo pra uma das pontas da praia, onde iriamos almoçar, encontramos algumas crianças que pareciam estar voltando da escola. O Vincent parou e convidou algumas pra subir no carro e andar com a gente… O Problema é que simplesmente subiu mais de 30 crianças no carro! E juro gente, não é mentira. É só olhar abaixo.

Crianças sentadas na frente...
Crianças dos lados...
Crianças atras... Ou seja, por todos os lados.

Gente, tinha tanta criança em cima do carro, que eu e as gurias tivemos que segurar o teto do jipe para ele não afundar. Foi TENSO! eahueahueauhuhea Olha a quantidade de gente que tava pindurada no carro…

Absolutamente TODAS essas crianças estavam em cima do carro em algum lugar. Não me pergunte como, mas estavam!

Em relação a praia de Macaneta, começamos em uma ponta dela, e depois fomos para a outra. Na primeira foi onde almoçamos, e o legal é que enquanto os cara preparavam o almoço, ficamos tomando banho de mar. O único porém de Macaneta é que o mar afunda muito rápido, não é aquele mar perfeito para tomar banho, mas é o suficientemente bonito e estava COMPLETAMENTE vazio, ou seja, tava ótimo igual! 🙂

Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver.
Praia de Macaneta | Março/2011
Tá aí o desbravador de terrenos, carro do Vincent..

E ai, a gente almoçou e partiu para o outro lado da praia…

Crianças felizes tem por tudo que é lado.
O outro lado. Infinito...
Agora sim, todo mundo. Vincent, Silvinha, Marilia, Eu e Paulo.
Grande companias. 🙂
Brincando com sombras 1.
Brincando com sombras 2.
Ah, o mar...
Com o Grêmio na outra ponta de Macaneta
Vincent mostrando toda a elegância francesa. ahahhahah

Fora isso minha gente, eu queria fazer alguns agradecimentos:

1) A Silvinha e a Marilia, que por mais que tenham vindo aqui com interesse apenas de passar as férias e arejar, me fizeram me sentir no Brasil de novo. A presença delas foi muito bom pra eu arejar um pouco e aproveitar com elas. Como elas são de Santa Maria, me fez me sentir mais pertinho de SM e do RS. Obrigado pela presença de vocês e também pelos presentes. Adorei todos

2) A Gabriela e a Thaisa, minha colegas de empresa e grande amigas, que além de conseguirem um cantinho pra mim e pras gurias na casa delas em Maputo, emprestaram o carro para que eu pudesse circular por Maputo e ir até Macaneta. Prometo que vou recompensar tudo isso pra vocês um dia desses. 😀

Thaisa, Silvinha, Gabi, eu e Marília. Obrigado gurias!

Numa outra oportunidade vou contar sobre outras coisas de Maputo, mas por hoje é só! 🙂

Saudades sempre de todos.

Tiago

8 comentários sobre “Surpresa do Brasil

  1. MUNDO ERVILHA! A Marilia foi minha colega de faculdade no início do curso… hahahaha! Cada vez mais eu acredito que existem só umas 100 mil pessoas no mundo e o resto é Bot… hahahaha..

    E dessas 100 mil, umas 50 mil são de Santa Maria…

  2. Po Ovni, massa receber as gurias por aí hein?!! E parabéns pelo blog sempre mantendo a gente por dentro das coisas por aí!! Aquele abraço!!!

  3. Tiago!!!

    Que maravilha a visita destas amigas de Santa……..
    Imagino que tenhas gostado sim dos presentes…..chimarão, e erva tem ai? e a camiseta do timão!!!!show de bola.
    Adorei as fotos.Que belas…..
    Bjão

  4. Tiago!!!

    Que maravilha a visita destas amigas de Santa……..
    Imagino que tenhas gostado sim dos presentes…..cuia, bomba, e erva tem ai? e a camiseta do timão!!!!show de bola.
    Adorei as fotos.Que belas…..
    Bjão

  5. Dale meu guri!

    Por aí é sempre paradisíaco né? Apesar da pobreza vejo que sempre se acha um lugar intocado onde você pode ver a natureza bem viva.

    Aproveita ae os finalmentes, os próximos meses vão passar voando!
    Abraços!

  6. Bah Tiago!
    Lindas as fotos + uma vez!
    Vejo estas fotos dos teus posts para relaxar, assim me desestresso um pouco e vejo sempre q existe uma infinidade de lugares lindos que gostaria de conhecer neste mundão afora!!!
    Aproveita aeeee!!!
    Beijo e tudo de bom p/ti!

Deixe um comentário