Kruger Park

Fala meus queridos!!!

Então, lembram que eu fui num Sáfari aqui na África né? Foi na Zâmbia e foi o meu primeiro e foi MUITO legal. Pode ver a história dele aqui ó: AQUI!

Porém, vir para a África e não ir no Kruger Park e fazer um safári lá, é quase como não vir pra cá, de tão tradicional que é. Pelo menos é o que dizem aqui por essa região. E foi exatamente isso que eu consegui realizar logo no fim de semana após a vinda da Silvinha e da Marília aqui para Moçambique.

Pois então, se tem uma coisa que aprendi enquanto estive aqui na Africa sobre safaris é o seguinte: Safari é uma questão de Sorte. Basicamente isso. Tu pode ir no lugar mais animal do planeta, se tu não tiver sorte, tu tá ferrado, pois os animais podem naquele dia estar tudo em cima de arvores ou descansando em lugares longes de onde geralmente se passa. Acreditem, safari é uma ciência interessante, são vários fatores que influenciam para um bom safari:

Local: Tamanho e localização do parque

Quantidade e variedade de animais: Alguns parques possuem uma variedade e quantidade maior de animais

Carro que tu tá usando para percorrer o lugar: O ideal são carros altos pra ti ver por cima

Vegetação: Quanto mais vegetação, mais difícil de enxergar longe e achar os animais

Grau de mudança da paisagem: Criação de estradas e lodges no meio do parque influenciam a paisagem e a movimentação dos animais

Quantidade de sol do dia: Quanto mais sol, mais os animais vão para locais com sombras, acabando por se esconder

Hora do dia que tu tá fazendo o safari: Nascer e por do sol são os melhores momentos pois está mais morno e com pouco sol

…e muito mais coisas… Cada um desses elementos fazem toda a diferença.

Pois então, eu não quero falar demais sobre o Safári por que acho que ele fala por si nas fotos, mas basicamente a diferenças entre o Kruger Park na África do Sul e o South Luangwa National Park na Zâmbia são as seguintes:

Kruger Park Vs. South Luangwa National Park

Estradas: South Luangwa National Park sofreu menos interferência do homem ainda. As estradas são de chão e são trilhas mesmo a não estradas organizadas. Já o Kruger Park é um local mais “cidadizado”, possui estradas de concreto durante grande parte do percurso;

Movimentação dos carros: No Kruger, os carros só são permitidos andar pelas estradas do parque, não permitindo ir dentro do mato mesmo, caso veja algum animal. Já na South Luangwa eles pudiam ir para o meio do mato de atrás dos bixos. Inclusive uma das cenas mais legais que já vi nos Safaris que fiz, que foi Ienas comendo um búfalo, foi no meio do mato, bem longe das estradas;

Animais: Ambos tem uma grande quantidade, porém considerei o South Luangwa mais completo, até por que eu gosto muito de aves, e vi uma diversidade maior no South Luangwa. Só que a quantidade de cada tipo de animal que muda muito. No Kruger vi um horror de elefante e girafa, já no South Luangwa quase nada. Já no South Luangwa vi alguns animais que nem tem no Kruger…

Época do ano: Quando fui no South Luangwa, era verãozão e era época de seca, ou seja, tava tudo seco. Eu enxergava muito bem entre as arvores e plantas do parque. Já agora no Kruger, estamos em meio que inverno, e tá tudo bem florido e folhado, ou seja, foi mais difícil enxergar longe de dentro do carro.

Em relação ao uso dos carros, tanto no Kruger quanto no South Luangwa usamos camionetes especiais para Safari do Parque mesmo, muito melhor por que é menos estresse, tem guia te explicando muita coisa sobre os animais e também são todos altos, facilitando a visão e é ótimo pra tirar fotos! J

No geral, posso dizer que os 2 sáfaris são excelentes, porém são experiências completamentes diferentes de safari e ambas valem muito a pena. Pro meu gosto, eu curti mais o South Luangwa, acho que pela sorte, divertimento e pela época do ano que eu fui. Mas tanto num quanto no outro tive sorte em ver muitos animais diferentes.

Nessa viagem, fui com alguns amigos que moram comigo em Tete e que estávamos todos em Maputo a trabalho, alugamos 2 carros para ir até lá. Além de irmos no Kruger Park, fomos também na cidade de Nelspruit na África do Sul (alias, o Kruger é na África do Sul, ok?). Nelspruit é uma cidade pequena da Africa do Sul, acredito que sem muita importância para o país, mas é um reduto para os brasileiros que moram em Maputo e querem fazer compras e se sentir mais perto de casa (ou da Europa) já que, assim como Jonaesburgo, é uma cidade muito organizada e bonita, que lembra muito a Europa.

Agora ao invés de continuar falando, vou por as fotos do Sáfari. Queria já agradecer ao Eduardo Bueno, por ter me emprestado a lente zoom dele, pois sem ela eu não tinha tirado essas fotos bonitas pra mostrar aqui pra vocês.

A tropa: Fabricio, Kárita, Motinha, Roberta, Marcel, Fernanda, Sandra e Eu. Paramos em um postinho beira de estrada na Africa do Sul. A conveniência do postinho era mais completa que qualquer mercado de Tete... 😛
Os bola tomando café da manhã...
Eu e as mulher... dos outros!
Entrada do Parque
Motinha, a criança sapeca!
Nem tinhamos entrado no lugar direito e já começou a aparecer os bixos
Agora sim, dentro do parque e descarregando as coisas para embarcar pro Safari. Viva aos carros alugados!
Foto da foto!
Como disse a Fernanda: Foto de divulgação de safári!
Pronto para o safári!

Agora sim, tomem os bixos! 🙂

Empalas. Nomezinho bem feio que deram pros viadinho...
Elefante tinha tanto quanto cachorro de rua em Santa Maria
Zebrinha quemais parece um PORCO de gorda. Tá tá, eu sei que ela tá prenha...
Família elefante. ÓIN!
Se fosse eu, no lugar do carro ali atras, tava todo cagado.
O famoso animal que tem uma mira na bunda.
Búfalo. Aquela corrente ali, indica que ele tem tuberculose. Tem alguns animais no parque marcados que eles rastreiam.
Já ouviram falar dos
Macacos
Hora do almoço.
Mamãe?
Peões na pista.
Mais empalas
Dois "girafos". Tavam começando a brigar, provavelmente por uma fêmea. Alias, vocês já viram brigas de girafas? Olha aqui: http://www.youtube.com/watch?v=C7HCIGFdBt8
Elefantão
Cavanha mó estaile!
Elefantinho 🙂
Hipos
Essa foto merece uma atenção especial. Veja quantos animais você enxerga nela... Certeza em algum momento do dia terminou em morte.
Já na parada do almoço, consegui finalmente a foto do pássaro azul. Esse bixo é muito lindo.
Agora sim, hora do almoço. Tem lugarzinhos dentro do parque mesmo para isto. 🙂
Todo grupo
Mais um pássaro colorido. Lindão, né?
Pena que eles são uns ladrãozinho de comida... 😛
Voltando ao Safari, mais macacos...
Fernandinha, minha companheira de safári. Segundo que fazemos junto, no mesmo esquema com as cameras! Praticamente um time.
Ainda não me acostumei a ver girafas atravessando estradas... Só to acostumado a ver vacas e cabritos.
Detalhes tão pequenos de nóis dois... e nossos piolhos! Esse pássaros tem umas cara de folgado...
Sério, que bixo mais bizonho.
Piolhos...
Ê vidão...
Crocodilo filhote. E já é assustador!
Acho que sou a única pessoa que ama pássaros durante um Safári.
Gaviões sempre merecem um destaque. O bixo com estilo.
Um tucano transgênico.
URUBÚs
Pumbas
To sem criatividade pra escrever algo...
E ai, depois de um tempo sem ver nenhum bixo...
...nós finalmente encontramos os tão sonhados Reis da floresta. Pra vocês terem uma idéia, até nossa guia comemorou de alegria!
Dentinhos tão simpáticos...
Como diria a Roberta (ou foi a Fernanda?): Acho que eu vi um gatinho...
Eu dispenso legendas nessa foto...

É exatamente com este saco dourado que eu me despeço de vocês!

Saudades sempre!

Tiago

ps1: Fotos de Nelspruit não achei que combinavam com o post então deixei de fora;

ps: Crédito as fotos em que eu apareço e tem outras pessoas a Fernanda Lima, Fabrício Pereira e ao Bebeto Mota, como sempre eu me prestei só pra fotografar os animais! eheheh

Anúncios

3 comentários sobre “Kruger Park

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s