As lendas do Embondeiro (Baobab)

Fala minha gente!

Acho que não é novidade para ninguém a minha paixão pela linda árvore que é o embondeiro. Hoje eu fui pesquisar um pouco sobre as lendas ao redor do embondeiro e cheguei a um site com um resumo de das lendas sobre a sua origem, veja abaixo:

Retirado de: https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2012/05/27/as-lendas-da-baobab-africa/

Foto: Tiago Maciel

 

“Deus ao criar o mundo presenteou cada animal com a semente de uma árvore e estes tinham a missão de espalhar o “verde” por todos os lados. Por azar da Baobab o babuíno ficou com suas sementes. O macaco conhecido por sua curta inteligência e grande preguiça simplesmente jogou as sementes atrás de suas costas que acabaram plantadas de ponta cabeça. Vem daí a aparência das raízes terem crescido para o céu e a suposta copa da árvore ser invisível por estar enterrada.

A árvore não tem mesmo boa sorte com os animais. Além da parceria mal sucedida como babuíno, os elefantes arrancam a casca da Baobab com suas presas para se alimentar. Mas a ela sobrevive usando sua grande capacidade de sugar água do solo e de armazenamento nos grossos troncos.

Uma segunda lenda sobre a árvore diz que antes da chegada do homem branco uma phyton adorada pelos nativos vivia dentro do tronco oco da mesma. Os nativos pediam a serpente por chuva, boas colheitas e boas caças e sempre eram atendidos. O primeiro caçador branco na África matou a phyton e as conseqüências foram desastrosas. Até hoje os nativos dizem ouvir durante as noites o sibilar da cobra perto da árvore.

No Parque Nacional Kafue na Zâmbia a lenda diz que a Baobab é raptora de donzelas. Reza a lenda que a árvore se apaixonou por quatro lindas virgens que se deitavam a sua sombra. As moças cresceram e se casaram. A árvore enfurecida de ciúmes durante uma noite de tempestade abriu se tronco e levou as quatro moças para dentro. Até hoje os nativos dizem que a água das chuvas sã as lágrimas das donzelas raptadas.

A última lenda diz que a Baobab reinava sobre as outras árvores com soberba, o que causou a ira dos Deuses que como castigo a deixaram para sempre de ponta cabeça com as raízes para cima. Todos que colhem suas lindas e doces flores brancas também serão amaldiçoados com uma morte terrível: assassinados por um leão.”

Em Moçambique, acredita-se que o embondeiro armazena a alma dos ancestrais locais, por isso a árvore tem este aspecto sombrio, sendo literalmente o tipo de árvore perfeita para um filme de terror, né?

Seguimos o baile.

Abraços,

Tiago

Deixe um comentário