VêSó Chamanculo

Ueba!

Uns tempos Atras, acho que uns 3 meses, fui convidado em um evento no Facebook para uma saída fotográfica organizada por um grupo chamado VêSó. O convite veio por intermédio de uma amiga moçambicana (uma das primeiras pessoas a me receber quando vim em 2010 para cá) e pelo que eu tinha entendido, ela estava trazendo uma iniciativa de Angola para Moçambique. Segue aqui uma matéria sobre o grupo em Angola: http://www.redeangola.info/especiais/projecto-veso/

Infelizmente, devido a uma série de fatores não pude ir na primeira saída, porém quando surgiu o convite para a segunda saída, pus como atividade prioritária na minha agenda, afinal, eu sempre reclamava que não tinha amigos para fazer saídas fotográficas por Maputo. Infelizmente, sendo estrangeiro e “mulungo”, dificulta um pouco para sair, ficar fotografando e não ser incomodado pela polícia ou afins.

A segunda saída era pelo bairro de Chamanculo, um dos mais antigos de Moçambique, onde pelo que fui informado, muitas das figuras mais importantes de Moçambique saíram (presidentes e figuras políticas importantes do país). Fomos apoiados por 2 moradores do bairro, que nos levaram pelas ruas e becos do local, onde pudemos olhar bem a vida do bairro e das pessoas. Incrível como as pessoas foram receptivas e sempre nos aceitaram bem enquanto caminhávamos com nossas máquinas penduradas pedindo autorização para fotografa-los.

Após 3 horas caminhando pelo bairro, conseguimos um belo conjunto de fotos. Abaixo segue o set que preparei, espero que gostem.

Carona
Janela
Desconfiança
Comércio
Experiência
Old
Deveres de casa
Vendedora
Bananas
Brincadeira
Dread
Olhar
Branco
Sorriso
Timidez

 

Beco