Fala meu povo! Tudo bem?

Desde que comecei a trabalhar aqui em Moçambique, sempre me chamou atenção alguns animais que ficavam pelo aterro sanitário do projeto o qual eu trabalho. Sempre me chamou atenção por que os bixos pareciam ser MUITO feios e também MUITO grandes… Eu sempre quiz fotografa-los para conhecer melhor, mas nunca rolou a oportunidade (ou seria a minha organização para faze-lo)… Até semana passada.

_dsc93192

O primeiro grande drama foi descobrir o nome deste bixo. Nada que uma pesquisa no Google não resolvesse, né? Nome: Marabu. Como não sou especialista, veja esta descrição da Wikipedia:

“O marabu (Leptoptilos crumeniferus) é uma grande cegonha africana, carnívora, de cabeça e pescoço nus. Possui um bico muito forte e uma bolsa pneumática na base do pescoço. É também conhecida pelo nome de cordufal.

É uma ave muito grande. Chega a atingir uma altura de 110 cm, um peso superior a 9 kg e uma envergadura de asas de 3,5 m. Partilha com o condor-dos-andes e o albatroz-errante a distinção de possuir a maior envergadura de asas das aves terrestres. Ao contrário dos restantes géneros da família, voa com o pescoço retraído, tal como uma garça. Este voo é característico do género Leptoptilos.

O marabu é inconfundível devido ao seu tamanho, cabeça e pescoço pelados, dorso negro e parte inferior branca. Tem um bico enorme, um saco gular rosado, uma gola de penas, e as pernas e asas negras ou cinza escuras. Não existe grande dimorfismo sexual, mas os jovens são mais acastanhados e possuem um bico menor. A maioridade é atingida aos quatro anos.

Habita a África subsariana, com ocorrência tanto em habitats húmidos ou secos, frequentemente próximo de habitações humanas, frequentando lixeiras.

_dsc92302

_dsc92152

Desloca-se principalmente caminhando. É gregário e procria em colónias. Na estação seca, quando lhe é mais fácil encontrar alimento, dado que as massas de água diminuem, constrói um ninho numa árvore onde põe dois ou três ovos.

Tal como as outras cegonhas, é muito ruidoso vocalmente e batendo o bico, especialmente durante a corte. Nessa ocasião produz também diversos ruídos com o saco do pescoço.

Para descansar senta-se frequentemente sobre os tarsos, assumindo uma postura bizarra.

_dsc93462

Assume frequentemente um comportamento saprófago, para o qual se prestam as adaptações da cabeça nua e do bico, tal como os abutres em companhia dos quais o marabu frequentemente come. A cabeça sem penas é muito mais fácil de manter limpa.

_dsc91142

Esta grande ave come diferentes tipos de animais, tanto vivos como cadáveres, incluindo mamíferos e répteis. As presas vivas incluem térmitaspeixesgafanhotoslagartasrãsroedores, ovos e recém-nascidos de crocodilos, ovos de tartarugapombosflamingos, ovos e crias de cormorão e de pelicano, etc.”

Estas aves dão show no habitat que estão, especialmente por estarem em grande número e sempre realmente impressionantes quando voam, devido a envergadura enorme de suas asas. Um show a parte.

Mas nada mais que lindo um por do sol, não?

_dsc91702

_dsc91892

Até a próxima! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Marabu

  1. Excelente blog. As fotos são fantásticas, como sempre, e foi muito massa saber um pouco mais sobre este bicho que muito me encucava!

    Forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s