O que trazer? (versão normal)

Este post foi escrito lá por 2012 em cima de um email de 2010 e estava até hoje no meus rascunhos. Antes tarde do que nunca, pode servir para brasileiros que vem trabalhar em Moçambique, especialmente na cidade de Tete/Moatize.

——

Então, depois desse monte de versões diferentes, vamo ao que realmente importa. O que trazer levando em conta se você é um homem, mulher, ou qualquer ser vivo que venha a morar em Tete nos próximos tempos.

esky_55470861

Quando eu tava vindo para cá, tinha a mesma preocupação que todos vocês, então resolvi perguntar a um futuro colega de trabalho o que seria o ideal para levar para Moçambique. Abaixo segue a resposta dele por e-mail (leve em conta que isso foi em 2010, por isso vou comentar (em vermelho) se for necessário:

“Bom, vou dar algumas dicas: 

1.       A probabilidade de você usar um terno é mínima. 1 só deve resolver, mais para uma festinha ou algo assim em Maputo. (a não ser que você seja do corporativo, comunicação ou alguma área que vá ter relacionamento externo constante. Porém, diferente da cidade de Tete, em Maputo é bem normal trabalhar de terno, especialmente se você trabalha com relacionamento entre empresas ou com o governo).

2.       Voce receberá uniformes para trabalhar. O que aqui é otimo, porque as roupas estragam muito. (isso provavelmente se aplica a quase todas empresas em Tete)

3.       Traga coisas que você gosta de usar. No meu caso: DVDs, livros, lapiseiras e grafites e outros. (a não ser que tenha algum gosto especial por alguma lapiseira especial, hoje tu encontra por aqui. Porém dvds, livros, shows, vale a pena você trazer caso você possa. As vezes gravar tudo no computador já adianta…)

4.       No projeto e em Tete, usamos roupas bem informais. Em Maputo até rola uma camisa de manga longa e um sapato bacana. (continua sendo aplicável)

5.       Calçado: traga 1 ou 2 pares tipo timberland, porque tem muita terra. (BEM REAL, além de serem confortáveis, são os melhores para andar por aqui…)

6.       Traga roupa de piscina, pois basicamente é o que a gente faz nos finais de semana, por conta do calor. (realmente, quando esquenta, tu só pensa em piscina. Em geral, os condomínios das empresas tem piscina, então pode aproveitar bastante).

7.       Você encontrará academia no projeto (grátis) e na cidade. Então, se for diferente de mim, pode trazer roupa pra esporte. (existem academias por aqui, então para quem tem boa força de vontade, é uma atividade que pode ser feita. Eu não tenho ânimo pra fazer nada depois do trabalho… ehhehehe)

8.       Óculos de sol é fundamental. (Fundamental.)

9.       Traga repelente (Exposis é muito bom) e protetor solar, porque aqui é caro (eu não tenho paciência pra usar até hoje, mas para aqueles que são atraentes para os mosquitos é uma boa coisa. Em casa, utilizar redes mosqueteiras ajuda na hora de dormir, mas durante o dia, caso seja necessário, a solução é manga comprida e repelente)

10.   Traga remédios de uso continuo ou uso comum, porque aqui a gente não se familiariza com os nomes. Sugestoes? Febre, dor muscular, estômago, antialergico, antiinflamatorio, dor de cabeça. (a confusão com nomes ainda é válido. Traga o que for remédio de confiança teu. Eu ainda trago remédios que gosto do Brasil…)

11.   Se couber na mala, traga shampoo, desodorante, gilette e outros, porque aqui também é caro e tem pouca opcao (hoje você já encontra quase tudo, porém o preço continua caro. Mas não acho que vale a pena trazer… a não ser que você seja mulher e tenha cremes específicos)

12.   Se você for meio fresco (desculpa a sinceridade), é bom ter sua maquina de cortar cabelo (posso te emprestar a minha sem problema). (acredite, continua valendo. Cortar cabelo aqui é sempre uma experiência – e corte – nova. Quando eu fui pra Tete levei uma maquina de cortar cabelo, mas logo depois para um cabelereiro que tinha lá. Hoje em Maputo tem uma mulher gosto do tipo de corte e faço com ela…)

13.   Compre no freeshopping (se não tiver) o adaptador universal de tomadas (essencial, daqueles que são tipo uns transformer, aqui em cada país é um tipo).

14.   Aqui não faz frio, mas na África do sul faz. Um bom casaco dá conta. (África do Sul faz frio de 0  graus. Além disso, muitas vezes tu vai viajar daqui para outro lugar e vai precisar. Porém, 1 casaco é o suficiente, se precisar mais, compra na viagem).

15.   Camisinha aqui é de graça. (USE por favor!!!)

16.   Pra comer, traga algo que goste só pra uma emergência: tipo chocolate, ou uma lata de leite condensado, a foto de alguém querido, ou outra coisa (a gente tem acesso a tudo, mas as vezes é caro) (quase tudo aqui é vendido agora, mas se tem alguma marca que você goste muito, vale a pena trazer. Quando morava em Tete trazia café, queijo ralado e chimarrão. Hoje trago apenas chimarrão)

17.   Antes de vir, cadastre todo mundo no Skype. Mesmo aqui é muito barato! (ainda é a melhor forma de se comunicar com todo mundo fora o Facebook e WhatsApp)

Lembre que a voltagem daqui é 220v. O calor daqui vai começar em breve. A chuva deve vir só em Dezembro ou Janeiro. Eu gosto de ter um colírio (lacrima plus) e soro fisiológico para o nariz (o soro a gente acha aqui) (O nariz, corpo e pele aqui sempre sofrem no início, o Colírio, anti-alérgico e soro valem a pena).” 

Então, isso dá uma boa base nas preocupações iniciais. Porém, ainda há outras coisas importantes que podemos listar que são preocupações normais antes de viajarmos:

1) Antes de sair do Brasil, deixe uma procuração de acesso total para alguem de confiança. Você sempre vai ter algo para resolver urgente no Brasil e alguem com uma procuração poderá resolver grande parte dos problemas. Informe-se com o seu banco, pois muitos bancos exigem que seja detalhado na procuração quais operações serão autorizadas por aquela pessoal. É importante que a procuração dê poderes específicos para quase tudo, Banco, INSS, Cartório Eleitoral, etc. Lembre-se também que em geral as procurações tem validade de 2 anos.

2) Também no banco, ajuste sua conta para receber facilmente dinheiro oriundo do exterior (Remessas vindas do exterior – é o nome técnico no banco). É importante por que quando você envia um dinheiro do exterior para o banco, quando ele bate no banco ele fica na verdade preso na moeda de origem, para que o banco faça a conversão pro REAL, a moeda local, é preciso que você de uma autorização de liquidação da grana. Isso acontece com você fisicamente ou por alguem que tenha uma procuração sua (entendeu). Existe também uma maneira de autorizar liquidação automática, quando o dinheiro bate na conta ele é automaticamente liquidado. É só solicitar ao seu gerente de conta que ele ajuda você nesse tema. A diferença entre os 2 é que tem gente que gosta de esperar a moeda valorizar mais para depois liquidar o dinheiro… Outros, como eu, não. Lembre-se, caso vá deixar isso para alguem, especifique na procuração.

3) Informe-se se sua empresa vai lhe fornecer seguro saúde, caso sim, cancele o seu do Brasil e utilize o seu de Moçambique. Caso seja você mesmo que tenha que se segurar, sugiro a Allianz ou MSH pois ela tem uma estrutura boa em Moçambique… EU considero isso bem importante pois qualquer urgência sei que tenho suporte em Tete mesmo, não dependendo de ir pra África do Sul ou qualquer outro lugar.

4) Ponha crédito na sua conta do Skype, é bem fácil e é bem prático para ligar para o Brasil ou qualquer outro lugar no exterior que você precise. Além disso, você pode usar o Skype WiFi em redes de aeroporto (usar internet de aeroporto sem ter que pagar com o cartão de crédito).

5) Ter um smartphone é uma boa pedida também. Sempre quando tu está longe de casa é bom ter acesso a internet e poder falar com os amigos a qualquer hora, diminui um pouco as distâncias e reduz o aperto no coração. Utilizou MUITO os aplicativos do iPhone chamados: Facebook, WhatsApp, Viber e Instagram. Todos ajudam a se sentir mais próximos dos que estão no Brasil. Skype eu prefiro utilizar no computador, para o que ficaram em dúvida 😉

6) Caso você não fale inglês, seria importante pegar dicas de como se orientar no aeroporto de Joanesburgo. O Aeroporto é bem grande e para quem não tem muita experiência com aeroportos, pode ser um pouco complicado. Principalmente, para quem não fala a língua. Uma boa dica é olhar o mapa do aeroporto no site deles ( http://www.acsa.co.za/home.asp?pid=3635 ) e se informar onde são os balcões mais comuns de embarque do seu local de destino.

7) Converta sua carteira de motorista para uma internacional. É sempre importante ter a versão internacional. Moçambique tem um acordo do Brasil com validação mutua das carteiras de motoristas em ambos os países por um período de até 6 meses (o que eu acho inacreditável, já que os 2 países são em mãos contrárias para dirigir). Porém, após 6 meses você é obrigado a tirar a carteira de motorista local, mas que pode ser feita em forma de conversão (você solicita a conversão da carteira brasileira em uma Moçambicana).

8) Por último, porém uma das coisas mais importantes. Tire uma cópia digital de TODOS os documentos seus, desde os que você vai trazer, até os que vão ficar. Guarde uma cópia digital de todos eles em seu e-mail ou sites de armazenamento digital (OneDrive, Dropbox, Google Drive, etc), para caso algum dia precise enquanto está a distância. Quando digo documentos, incluo passaporte, visto, carteira de motorista, cpf, cartão de crédito, etc. Sugiro a mesma coisa para os documentos que você irá ganhar em Moçambique, guarda uma cópia deles e tire uma cópia autentica para ter guardado em casa. Nunca se sabe quando vai se perder ou documentos ou sofrer algum furto. Eu tive meus documentos furtados aqui e está sendo um grande trabalho tirar cópia de todos.

No mais acredito que seja isso. Espero que tenha ajudado um pouco e que você não esqueça de nada.

Abs.

Tiago

Anúncios

Um comentário sobre “O que trazer? (versão normal)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s