India – Agra (Forte de Agra)

Então,

Hoje vamos falar um pouquinho sobre um dos destinos mais legais que tem para qualquer turista ir na Índia. Não por acaso, é  um lugar que possui nada menos que 3 grandes patrimônios culturais da UNESCO (Forte de Agra, Taj Mahal e Fatehpur Sikri – A cidade fantasma), dos quais visitamos 2 (Forte e Taj).

Mas a realidade é que Agra é internacionalmente conhecida pela maioria apenas por hospedar uma das maiores obras primas de toda a história do planeta, o Taj Mahal. E vou lhe dizer, realmente é uma das coisas mais impressionantes que eu já vi na vida… não dá pra negar. PORÉM… existe em Agra alto tão impressionante quanto o Taj Mahal, porém não tão famoso que é o Forte de Agra.

O incrível Forte de Agra
O incrível Forte de Agra

Vou lhe dizer, visitar fortes é uma das coisas mais legais quem tem para fazer na Índia, porém, depois de um tempo tudo fica meio igual. Não foi o caso de Agra, o qual eu fiquei impressionado a cada passo que eu dava dentro do local. Porém, acho que isso teve um motivo, que foi o fato de termos contrato um guia para nossa visita em Agra. Ele nos guiou dentro do forte e dentro do Taj Mahal, e com certeza foi uma das coisas mais legais que fizemos, ouvindo histórias sobre cada uma das estruturas que apareciam. Recomendo fortemente contratar um guia, deixa a viagem muito mais legal.

Bom, primeiro vamos contextualizar Agra:

Map_of_india_position_of_Agra_highlighted
Agra

A antiga capital do império mogol, que dominou boa parte do território de Índia e Paquistão entre os séculos 16 e 18, foi liderado por senhores que amavam a guerra, mas também cultivavam o gosto pelo belo. Entre seus legados na região estão três patrimônios da humanidade: o Forte Agra, a fracassada cidadela de Fatehpur Sikri e o Taj Mahal, o mausoléu que celebrava não o culto a um homem poderoso, mas o seu amor por sua esposa favorita.

Localizada no estado de Uttar Pradesh, Agra fica a apenas 200 km de Nova Delhi, sendo facilmente acessível por avião, trem e via rodoviária e, definitivamente, esse é o destino que não deve faltar em sua viagem à Índia. ViajeAqui!

Fomos a Agra de trem, uma viagem bem fácil e tradicional. Existem trens saindo de manhã cedo de Nova Déli e voltando ao entardecer, é perfeito para uma viagem de um dia. Estivemos lá após voltarmos de Udaipur e ficarmos nosso último dia em Delhi antes de irmos para o casamento da Deepti e do Sid. Como falei antes, tivemos um guia o qual foi fornecido pelo pacote que contratamos com uma empresa indiana chamada Gets Holidays e eles fizeram um EXCELENTE trabalho, tanto em termos de atenção quanto em qualidade de atendimento, foi tudo muito bem organizado e foram muito atenciosos. Ah, nosso guia se chamava Gaurav Garg e ele tinha um diferencial muito importante: Falava espanhol. Para quem não fala ingles, vale realmente a pedida.

Uma coisa muito importante sobre visitar Agra é escolher bem o dia. Por exemplo, não dá para ir na Sexta-feira pois o Taj Mahal está fechado. Então fiquem de olho nisso.

Eu poderia detalhar MUITO todas as partes do Forte de Agra para vocês, mas depois de pesquisar, encontrei um blog fenomenal com uma das melhores descrições que eu já vi. Além disso, notei que é difícil de memorizar os nomes de todas estruturas, por isso vou me focar em detalhes que me chamaram atenção, e que eu acho que valem a pena… Caso você queira saber a fundo sobre isso, recomendo acessa o blog Fatos & Fotos de Viagens Aqui!

O forte de Agra é gigante, com varias estruturas internas, todas ainda muito bem cuidadas. O forte fica a beira do Rio Yamuna, o mesmo que passa perto do Taj Mahal, e é cercado por um fosso enorme, onde dizem que antigamente era cheio de água com crocodilos e possuía alguns animais selvagens como tigres, leões, etc para receber os inimigos de forma “amiga”.

Lembre-se que um forte é como se fosse uma cidade, ele é preparado para tudo, e como é um local que engloba o povo e sua administração, sempre há locais preparados para o relacionamento dos governantes com a população. Um dos locais é voltado para audiências públicas, onde o imperador ou rei ouvia os pedidos da população. Veja abaixo:

O forte não fica muito distante do Taj Mahal, o qual pode ser visto sem esforços de lá. Na verdade, essa é uma das coisas mais interessantes sobre esse forte. Foi neste lugar que Shah Jahan morou com sua amada esposa Muntaz Mahal, a esposa  para a qual ele construiu o Taj Mahal. Porém, durante os seus excessos na construção do Taj Mahal e a depressão que ele ficou após a morte de sua esposa, ele foi considerado “doido” e foi interditado por seus filhos, tendo vivido seus últimos anos de vida em um quarto no forte, local a qual ele tinha a possibilidade de ver sua maior obra prima pela janela.

Well, e pensa em quando ele estava vivo e vivia com a sua linda Muntaz Mahal? Olha o quartinho que eles viviam:

Ao lados destas estruturas, existiam outras como os quartos de suas filhas, uma área para pequenas audiências e também uma bela praça, onde eram cultivadas frutas e flores. E claro, nessa praça ele podia dar uma olhada na mulherada e escolhia sua novas pretendentes (isso não só para o Shah Jahan, mas para todos os reis quem moraram ali).

O forte é gigante, com muitas estruturas. Porém, o que vemos dele é apenas 1/10 de toda sua grandiosidade. Hoje, uma parte do forte ainda é usada pelo governo e área militar da Índia, ou seja, ele era realmente muito grande. Com certeza, o forte de Agra foi o forte mais impressionante que visitei na Índia, não apenas pela beleza, mas pela história que se passou por ele.

Uma bela visão para se dar tchau.
Uma bela visão para se dar tchau.

Até a próxima (ou seja, o Taj Mahal). eheheh

Abs

Anúncios

Um comentário sobre “India – Agra (Forte de Agra)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s