India – Rajastão – Ranakpur

Fala minha gente.

Então, quando decidi que eu tinha ir para a India, eu sabia que eu tinha que passar por algum lugar do Rajastão. Tudo que eu tinha visto de histórico na Índia por alguns amigos estava por lá. Lá é a True India assim como Moçambique seria a True África. Sabe, aquele tipo de lugar exportação, que todo mundo quer ver?

Depois de pegar algumas dicas com alguns amigos (Valeu Mari, Lia e Ezi), cheguei a conclusão que logisticamente o melhor lugar para eu ir no Rajastão seria Udaipur… Jaipur era muito longe do real deserto e Johdpur era o lugar perfeito, porém a logística ia ser muito complicada (e quando cheguei a essa conclusão, minhas passagens já tinham sido emitidas). Aí fica a dica, se você tiver tempo e quiser conhecer o True Índia, vá uns dias para Johdpur e viaje aos arredores. Que fique claro, esta cidade é apenas um local central de onde você viajará para outros… 😉

Udaipur me surpreendeu positivamente, foi a cidade mais gostosa que fiquei na Índia. Porém, falarei de Udaipur num outro post, pois estou tentando seguir uma ordem cronológica…. ehhehe

Quando pesquisei sobre o Rajastão um templo do deserto me chamou muito atenção, Ranakpur. Você precisa ver para entender:

Visão de fora
Ranakpur Jain Temple

De repente você não consiga ver, mas este templo é todo feito de MÁRMORE! Isso é impressionante de ver de perto. E vocês verão logo abaixo…

O templo de Ranakpur é um templo da religião Jainista, uma das mais antigas religiões da India e uma religião que prega fortemente a não violência e que não acredita em um Deus criador. Os jainistas respeitam todas as formas de vida, no entender deles, a vida é sagrada e não deve ser destruída.

Lendo na internet achei algumas curiosidades interessantes sobre o Jainismo que vale a pena listar (Fonte):

– Antes de ingerir o alimento, eles o examinam minuciosamente para evitar engolir algum inseto ou verme que porventura ali estejam.

– Muitos monges jainas mantém a parte inferior do rosto coberta (normalmente lenços ou uma espécie de “máscara cirúrgica”) para conservar a boca fechada e, assim, evitar engolir sem querer qualquer ser vivo que voe.

– Os monges jainistas – ou jainas – pregam o desapego das coisas materiais. Tanto que uma parcela desses devotos não usa vestimentas. Eles passam anos sem vestir qualquer tipo de roupa.

O lugar não é muito longe de Udaipur, podendo fazer a viagem em apenas 1 dia, incluindo junto o forte de Chittorgarh, o qual falarei em outro post.

Well, como o foco aqui é o templo em si, vamos as fotos. Apenas notem os detalhes e pensem: Tudo é feito em mármore.

Templo de Ranakpur
Templo de Ranakpur

O templo de Ranakpur foi construído no século 15 e ele fica em um lugar bem engraçado, pois é no meio de uma mata relativamente densa. É como se ele tivesse sido feito em um buraco no meio do mato.

Uma das coisas mais interessantes dele são os mais de 1000 pilares esculpidos. Dizem que todos os pilares do templo são diferentes um do outro o que é completamente doido. Quando vocês verem as fotos abaixo vão entender o quão impressionante isto é…

Nóis!
Nóis!

Olhe os detalhes e imaginem a paciência para fazer isso em mármore:

Por fora também somos agraciados com belas visões do templo e seus detalhes:

Dica 1: Não pode entrar de sapato no templo, necessário tira-los e deixar lá fora. Também não pode entrar com nenhuma mochila e é necessário pagar para entrar com as cameras. Pagar por cada camera individualmente.

Dica 2: Tem disponíveis para alugar audio guide, onde dá para ouvir mais detalhes sobre a religião e o lugar.

Dica 2: Mulheres, necessário usar roupas compridas para entrar. Calça e camisa/blusa de manga longa. Isso vai se aplicar em quase tudo que é lugar na Índia.

Dica 3: Fui por uma empresa que o Hotel de Udaipur (http://www.hotelthamlahaveli.com) me recomendou e foi um excelente serviço.

É isso aí e até a próxima!

Tiago

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s