India – Nova Déli #2

Fala minha gente!!!

Continuando a aventura na pela Índia, mais especificadamente em Nova Déli, segui ainda com meu roteiro “turistão”. Depois de ter ido a noite para o Portão da Índia e ter ido para o Forte Vermelho, eu tinha mais alguns pontos anotados na minha lista: Templo de Arkshadam, Mesquita de Jama Masjid, Ruínas de Qutab Minar, Templo de Lotus e Maosoléu do Humayun e algumas ruas e mercados públicos para compras e brincar de barganhar…

Mas apesar de ter selecionado esse monte de coisa pra fazer, acabei tendo que priorizar devido a falta de tempo para ver tudo. Muitas coisas eram perto uma das outras, então resolvi escolher elas. As outras ficaram para a próxima viagem a Índia 😉

TEMPLO DE ARKSHARDHAM

Templo de AkshardhamPensa me um lugar bonito. Mas pensa em um lugar ESPETACULAR. Para vocês terem uma idéia, este templo entrou como uma das coisas mais lindas que eu já vida na vida. Muito mais do que apenas pelo lugar em si, o visual e o cuidado dele, mas pela história de como ele foi construído.

Diferente da maioria dos lugares turísticos que tu vai visitar (históricos) e templos ao redor do mundo, o templo de Arkshardham foi construido a pouco tempo. Ele foi finalizado em 2005 e foi construído por um iniciativa de uma ONG junto ao governo Indiano e, pasmem, ele foi construído por 3 mil VOLUNTÁRIOS e 7 mil artesãos durante o período e 5 anos. Não é ESPETACULAR?

O templo é uma grande demonstração do que é cultura indiana e Hindu e possui um templo central com varios jardins a volta, todos um mais lindo que o outro.

12 Delhi Akshardham Temple Musical Fountains Postcard
E um dos jardins tem uma fonte musical com shows diários (infelizmente quando eu fui, estava em reforma)
O outro jardim em forma de flor de Lótus
O outro jardim em forma de flor de Lótus

O complexo inteiro é cercado por um muro gigante em formato de algo tipo uma passarela (como você pode ver na foto acima) e ele também é todo detalhado e gigante.

Além da beleza geral, o mais encanta neste lugar são os detalhes. TUDO é MUITO detalhado, cada muro, cada pedra, cada escultura. Tudo nos seus mínimos detalhes e todos incrivelmente bem cuidados. Claro, o templo é novo, mas o governo estipulou diversas regras para entrar dentro do local, o que na verdade cria um certo mistério para quem não foi. Algumas das regras: Tu não entra com nenhuma bolsa, nada que possa riscar… Na verdade, nem vou lista o que não pode. Tu só pode levar a carteira e seus documentos. SÓ! As fotos desse post, tive que colher da internet para vocês entenderem a beleza desse lugar. 

Uma coisa importante de frisar, é que quando tu chega, existe um locker para tu deixar as tuas coisas, e é tudo muito confiável. Tu larga tua mochila, fala o que tem, eles tiram uma foto tua com a mochila e com os principais pertences dentro dela e tudo fica registrado, na volta tu passa lá e ele verifica pela foto se é tu mesmo. MUITO organizado. Outro detalhe importante é que para visitar algumas partes do templo, é necessário tirar os sapatos, assim como em todos outros templos e mesquitas da Índia e países da região.

A parte interna dele é toda feita de mármore branco em níveis de detalhes mais espetaculares ainda. No total o monumento possui mais de 148 elefantes esculpidos, 234 pilares e mais de 2000 murtis (esculturas representando espíritos divinos – muito utilizados no Hinduísmo). Além de tudo isso, existe um passeio de barco lá dentro, realizado em um rio artificial, onde tu pode ver a história da Índia em 12 minutos (devido a meu tempo reduzido, não puder participar pois a fila estava muito grande).

Eu poderia passar muito tempo falando sobre ele de tanto que eu gostei. Esse é um lugar que é único e é uma visita essencial para qualquer pessoa que for visitar Nova Déli. Clique AQUI! para ver um vídeo sobre ele e sua construção.

JAMA MASJID

Construída em 1656, a mesquita de Jama Masjid é a maior e mais conhecida mesquita da Índia, foi encomenda por nada menos do que o Príncipe Shah Jahan, mentor do Forte Vermelho e do Taj Mahal (Tê tê, tererurêrê, Tê tererurê…), ela fica localizada no bairro de Old Delhi. De especial para falar sobre ela, é que ela tem um grande pátio em sua frente com capacidade para mais de 25.000 fiéis.

Jama Masjid
Jama Masjid

Uma coisa interessante desse lugar, é que mulher precisam entrar em geral, com um vestimento fornecido por eles, mesmo com roupas bem fechadas (pelo menos foi o que aconteceu com a gente), também é necessário tirar o sapato para entrar no complexo inteiro (recomendo não deixar o sapato na porta, leve consigo pra evitar roubos – tem uns chinelinho bem simples para comprar 100 rupis e usar lá, eu acho). Além disso, lembrem que existe horários onde as pessoas vão rezar e é necessário respeito, evitem agir como eu e a Lissa que começamos a filmar quando começou a cantoria da reza e fomos convidados a se retirar do local… #vergonha

Uma outra coisa que eu ouvi falar que dá pra fazer aí é subir em uma das torres laterais, porém, também, pela falta de tempo, acabei não fazendo.

Em geral, ela é realmente muito bonita e vale conhecer. Mas para quem é apenas um turista, sem ligação com a religião, é apenas um bom sightseeing.

A entrada principal
A entrada principal

Depois de visitar a mesquita de Jama Masjid, aproveite que você já está no Bairro de Old Delhi e vá conhece-lo, já que dizem que ele representa muito da Índia! No próximo post irei falar um pouquinho sobre Old Delhi e os pontos turísticos que faltaram.

Abraço!!!

Tiago

Anúncios

2 comentários sobre “India – Nova Déli #2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s