Vivendo em Tete

Fala meus queridos, bão? (Sim, eu to amaldiçoado pelo sotaque mineiro!!!)

Então, se tem uma coisa que eu sempre notei nesse blog, é que muita gente que vem parar nele, vem por um motivo em comum: Tete. Graças ao desenvolvimento de Tete devido a mineração, diversos negócios tem surgido aqui e muita oportunidades de emprego tem surgido para locais e internacionais.

Conversando com muitos colegas locais aqui, descobri que muita gente que é natural de Moçambique tinha muito preconceito da cidade de Tete antes de vir pra cá. Na verdade a reação de muita gente de Maputo, Beira entre outras cidades daqui, é o mesmo de um expatriado quando recebe a proposta para vir para cá.

“Morar em Tete? NEM SONHANDO.”

E isso eu garanto, ouvi de diversos amigos locais. É óbvio que não é geral, mas para mim foi muito interessante ver que essa reação (e até um certo preconceito com a cidade) não é meramente “internacional”. Imagina se tu vê isso do próprio povo que é natural do país, imagina se um estrangeiro não fica desconfiado na hora de largar toda sua segurança e conforto para ir morar em um lugar conhecido como uma das piores províncias de um dos piores IDHs do mundo?

Viver em Tete obviamente não é fácil, mas hoje em dia é muito, mas MUITO (entendeu?), diferente do que era em 2010 quando eu mudei para cá. A cidade se desenvolveu muito, muito da infra-estrutura básica de cidade apareceu. Mercados, restaurantes, baladas, muita coisa surgiu desde que eu pisei aqui…. Então é uma realidade muito diferente.

E exatamente pensando nisso, resolvi suprir essa demanda por entender como é morar aqui, que resolvi escrever esse post. A idéia é falar de pontos chave que pensamos sempre que vamos morar em lugar. O que tem pra fazer, para ver, como se deslocar, o que trazer, o que procurar, onde achar as coisas, quais são as oportunidades e por aí vai… Tenho que admitir que isso também é para tentar diminuir o número de e-mails que eu respondo tirando dúvidas sobre como é morar aqui, pois praticamente recebo uns 2 por mês por meio do blog… eheheheh

Obviamente, eu não vou conseguir fazer isso em um post só (por que além de ser bastante informação, to tentando escrever menos) e gostaria muito que esse post fosse colaborativo, com outros colegas que moram aqui me ajudando nas informações. Ainda não sei se vou ter sucesso nisso, mas vou tentar.

Já desenhei uma estrutura que vou seguir e em alguns posts vou listar coisas que tem aqui e o que eu acredito que podem ser úteis para quem pensa em vir trabalhar aqui, morar aqui ou apenas visitar alguem que está aqui (ouviram, amigos???).

Vou ver se hoje mesmo começo escrevendo outro post sobre o tema e logo posto!

Vejo vocês logo.

Continuação: https://dotsconnected.wordpress.com/2012/11/22/moatize-tete/

Tiago

Anúncios

Um comentário sobre “Vivendo em Tete

  1. Bão (mineira!), já que você pediu contribuições, aí vai a minha!
    Vamos começar pelo básico: o que trazer na mala.
    Aqui em Tete já encontramos quase tudo. No entanto, vale à pena trazer aqueles produtos de higiene mais básicos, até que você encontre aqui algum que você goste. Tipo: shampoo, condicionador, desodorante, hidrantante e absorvente.
    Uma coisa que ainda não encontramos aqui ainda é o bom e velho café. As marcas aqui são bem diferentes. Apesar de não beber café, ouço isso o tempo todo dos amigos.
    Em termos de roupas, pode caprichar nos shorts, camisetas, vestidos e peças leves. O calor é mesmo caprichado! Roupa de frio só se for para alguma viagem.
    Falando agora da viagem…
    Não coloque na mala a ser despachada artigos eletrônicos e objetos de valor. Você corre o risco de ter sua mala aberta. No aeroporto embale a sua mala com aqueles plásticos de proteção e coloque um cadeado. É mais seguro e protege a sua mala.
    Na bagagem de mão traga uma “muda” de roupa. Pode ser que sua mala não chegue em Tete no mesmo vôo que você.
    O aeroporto de JHB é grande. Por isso, antes de ver as várias lojas, procure logo o seu portão de embarque, para não correr o risco de ficar perdido depois.
    Só existe um vôo por dia para Tete. Por isso, se você perder esse… só amanhã…
    Bem, acho que falei o básico. Escrevi dimais? rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s