Viajar

Sabe quando algo se torna um ciclo infinito? Acho que viagens é assim: Quanto mais tu viajar, mais tu quer viajar e conhecer outros lugares.

Esses tempos eu tava pensando… Por que viajar é tão legal? Cheguei a 1 trilhão de motivos… Vou tentar listar alguns abaixo, pra ver se vocês entendem o por que viajar é e pode ser tão legal… Acho que esse post vai ser meio “abrindo meu coração sobre viagens e mudar o mundo”! ahahah

Existem os diversos tipos de viajador… Com varios motivos e exigências cada um… Das exigências para viajar, eu tenho apenas uma que levo bem a cabo. Viajar com alguém. Eu AMO viajar, mas acho tão sem graça viajar sozinho. Sabe aquela famosa frase: “Happiness is only real when shared.” (Felicidade só é real quando compartilhada?) Pois é, eu levo isso bem a sério quando falo de viagem. Gosto de ter alguem para compartilhar os momentos, tirar fotos e poder aproveitar o momento junto (e digo de amigos, não amores, necessariamente). Graças a deus, sempre tenho meus parceiros de viagem… Né, Polaca?

Viajar pra mim tem um objetivo principal: Te abrir a cabeça. E sabe como ela faz isso?

– Mostrando que as pessoas pensam ao mesmo tempo diferente e igual, e fazem as mesmas coisas ao redor do mundo inteiro.

– Mostrando que a África ou qualquer outro lugar, que parecem algo tão distante, na verdade tá ali do lado. Tua noção geográfica muda totalmente depois que tu viaja pra longe. Na real é tudo tão perto.

– Ela te mostra o que tu não conhece. Quando tu não viaja, tua cabeça só enxerga uma coisa, um ponto de vista, um mundo… e por aí vai. Quando tu viaja, tu vê outras perspectivas, outras formas de pensar.

Quando tu não conhece o diferente, teu mundo, tuas respostas, tuas visões e tuas necessidades estão sempre limitadas a aquilo que tu vivenciou ali. Quando tu viaja, tu ve um mundo de coisas diferentes, pensamentos, pessoas, comportamentos, linguas e soluções que tu não teria conhecido estando sempre no mesmo lugar.

Uma vez estava pensando sobre a situação de Tete. A falta de infra-estrutura da cidade, a quantidade de oportunidade de negócios que eu vejo aqui na cidade para os nativos investirem. Poutz, restaurantes, bares, lojas, parques, TUDO! Eu consigo ver no mínimo umas 3 oportunidades de negócios por dia aqui na cidade… e ficava me perguntando: Por que ninguem investe em nada aqui? Iam ficar milionário!!! Depois pensei… Veja bem, essas pessoas nunca viram nada diferente disto aqui, como elas vão ver essas oportunidades que nunca existiram? Dai eu pensei… Eu enxergo isso por que venho de um lugar onde tenho isso, onde todos tem. Então é fácil enxergar.

Se tu notar, os grandes negócios brasileiros hoje, vieram de pessoas que viajaram, viram um negócio que estava dando certo em outro país e que não tinha no Brasil. É simples, tu ve um mercado novo e traz ele para o Brasil. É a mesma coisa para Moçambique. Por isso acho que os Moçambicanos que tem condições, tem que viajar para ver as oportunidades e trazer elas para o país! Infelizmente, ainda é uma parcela muito pequena da população que tem oportunidade de viajar… mas espero que isso mude ao decorrer do tempo. Hoje, os grandes investimentos na cidade de Tete são feitos por estrangeiros que vem morar aqui… E sério, eles estão ganhando MUITO dinheiro…

Outra coisa são as empresas… Por que vocês acham que grande empresas hoje valorizam tanto a experiência internacional? Por que ela te faz pensar de forma diferente. Quem viaja encontra soluções diferentes para os problemas do dia-a-dia. Além do mais, quem viaja conhece outra cultura…. Conhecer outra cultura? Pois é. Quem viaja, aprende o que é ser o outro. Aprende a se virar, a se adaptar, por que quando tu está em outro país é tu que tem que se adaptar, e não os outros. Afinal, é muito egocentrismo querer o mundo pense e age da tua forma, quando tu está de visitante em outro lugar, não?

Todas pessoas precisam sentir isso um dia. Isso faz florescer o sentimento de sobrevivencia, onde tu tem que aprender a se virar sozinho para sobreviver. Isso faz a gente se sentir bem, leve… Auto-realizado. Eu sinto que posso sobreviver neste mundo… Onde quer que eu esteja. E empresas adoram esse perfil…

Estar em outro país/outra cultura é um sentimento tão bom. As vezes se sentir o que é ser o outro é interessante. Eu gosto… Hoje em dia quando eu penso, acho que nem conseguiria namorar uma pessoa que não tenha viajado… Claro, isso não é uma regra, mas em geral pessoas que não viajaram não tem a mesma noção de espaço, problema, solução e geografia que eu. As vezes parece que conversar sobre o mundo com pessoas que não viajaram é complexo. Parece que para elas é tudo tão distante, difícil, dolorido…. Para mim parece tudo tão perto, fácil, as vezes dolorido as vezes prazeroso… Não sei…

Eu sei que viajar me fez ser uma pessoa mais tranquila, menos medrosa um pouco visionária e mais do mundo. Para mim minha casa não é mais Santa Maria. Acho que eu seria feliz em qualquer parte do mundo, desde que estivesse bem acompanhado.

Encerro o texto com uma frase que usei numa palestra que dei para o curso de Administração da UFSM em Abril/2012.

“Não viajar te faz pensar pequeno.”

Att.

Tiago

Um comentário sobre “Viajar

  1. Oi Tiago, sou amigo do Alex, estamos viajando a 6 meses e é bem possível que iremos passar por aí. Muito legal seu blog. Muito boas as fotos!

Deixe um comentário

