Mobile Images 01

E ai lindões, maravilha?

Faz tempo que eu andei pensando em fazer um post assim. Como roubaram minha câmera com tudo dentro aqui do hotel, ando usando o meu celular para registrar alguns momentos.

Faz tempo que eu tava pensando em fazer um post só com fotos que tirei do celular. O interessante é que em geral, celular a gente registra detalhes, coisas pequenas… Ou não também… Vai entender?!

Então agora abaixo, vai o post. Não vou escrever sobre ele, apenas colocar comentários na legenda das fotos, ok? Essa via ser o primeiro post desse estilo, por que possível virão mais (tenho fotos para pelo menos mais 1)….

Aeroporto aqui da Cidade de Tete.
O Avião da LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) que em geral me leva no trecho Tete - Maputo. Uma coisa legal é que eles usam aviões da EMBRAER também. Achei legal! 🙂
Acreditem, em um bar aqui chamado Marios, existem bandeiras de times brasileiros penduradas, e para melhor, os 2 times gaúchos estão lá. Lindo né?
A ponte durante o dia. Final da obra foi adiado novamente para Março (antes era Dezembro). Sério, aqui fica meu "TE LIGA!" para a empresa Teixeira Duarte pela falta de educação com o povo que mora aqui.
Sempre tiveram a curiosidade de saber como é o carvão que é pego diretamente do solo? Pois é, lhe apresento. Esse é um pedaço de carvão não beneficiado. Lindo né? Ele é bem interessante de perto, meio brilhoso. Bizarro!
E é assim, tu tá lá, conversando bem belo com os amigos e começaram a brotar crianças por tudo que é lado. Do chão, de cima dos muros, das arvores. É bom se acostumar com isso... 😛
Fanta Ananas (Abacaxi). O mais massa é que é tri boa. Mas pelo jeito no Brasil não deu muito certo, pq nunca vi por lá.
Quando eu crescer, a geladeira da minha casa vai ser assim, que nem a da Anna Paola! 😛
Viu, tem uma padaria só aqui. Mas até que ela tem uma boa variedade. Le Petit Café (inclusive acabei de voltar de lá, tava jantando... ehehhe)
Lembram do Embondeiro (ou Baobá), aquela arvore gigante e linda que tem aqui aos montes? Pois é, ela tem um fruto, que é esse ai. Ele tem uma casca bem grossa por fora e dentro tem umas sementes bem secas que dá pra comer (na verdade tu meio que chupa - sem frescura). É meio azedo, mas tem um gosto interessante. Dizem que o melhor é o suco da fruta!
Entardecer em Carbomoc. Achei bem bonito!
As 2 grandes cervejas de Moçambique. Laurentina Premium e 2M. Eu prefiro a 2M, acho a Laurentina muito forte. Ainda tem a Manica, que é bem gostosa também.
Os Refrigerantes que temos pra beber no nosso refeitório. É tudo meio nuclear, as cores MEGA brilhante. Muito engraçado. Gelado eles são bem gostosinhos! 😛
Simpático papagaio que fica na porta do restaurante do Hotel Zambezi. Esperto que não pode mais...
Lembram aquela vez que eu fui pra Inhaaca? Pois eh, ai era apenas uma foto segurando minha falecida câmera (e tudo mais que roubaram junto).
Um aniversário que teve uns tempos atras (bastante tempo, inclusive)... Num lugar chamado "Paraiso misterioso". Que tal? Parece nome de Motel, né? ahahahah Um destaque pra foto é a camisa do Jorgão (bem da direita). Eu amo aquela camiseta.
Posição frango assado, desmonstrada pelos próprios!
O único mascote da Guest House que eu havia não mostrado pra vocês ainda aqui (os outros são a Gazela e o Coelho). Nosso amigo Alex, acompanhando na foto.

Bom, eu não ia escrever nada mas resolvi escrever por que acho que as próximas 3 fotos merecem uma explicação maior.

Um dos maiores desafios de uma empresa vir para uma região como a Tete, é achar mão-de-obra preparada para trabalhar na empresa. Aqui é uma região bem podre, de difícil acesso para a população de uma boa educação, principalmente no nível exigido por grandes multinacionais. Imagina chegar em um lugar assim e ter que procurar por pessoas capacitas a pilotar máquinas que custam de 3 a 9 milhões de dólares? Quase impossível.

Pois eh, para resolver esse problema a solução é tu mesmo educar e capacitar as pessoas no que tu precisa. É isso que a Vale faz aqui. Ela pega pessoas da população interessadas em trabalhar e prepara para trabalhar na empresa. Para isso paga os estudos, certificações necessárias e põe em treinamento prático em seus próprios simuladores e equipamentos até essas pessoas estarem prontas para exercerem suas funções. Esse pessoal, literalmente se torna bolsistas na empresa. Ganha tipo uma mesada para continuar estudando e depois ser empregado. É algo muito legal que a empresa faz pela comunidade, pois além de preencher o gap de mão de obra que ela precisa, ela também prepara essas pessoas para o mercado de trabalho.

Pois bem, pelos motivos que eu expliquei, a Vale tem simuladores das principais máquinas que ela tem no projeto (Escavadeiras, Tratores, Caminhões de grande porte – Tudo máquinas que são GIGANTESCAS….) e uns tempos atrás eu tive o prazer de conhecer, entrar dentro e até pilotar neles. É MUITO legal. Tu sente como se tivesse na máquina mesmo, o banco é igual de cada máquina, todos os controles e tudo. Tu dirige realmente parecendo que está na máquina. A cadeira até inclina e balança dependendo do terreno que tu está trabalhando.

Aqui tem a visão que vocês podem ver lá.

Esse é o painel e lugar que tu senta pra pilotar. Atras dessa tela, tem 3 projetores que projetam a imagem do jogo. É muito bem bolado.
Ai eu "jogando"... Ali eu tava recebendo instruções na leta (letras em amarelo) e também sendo avisado que tinha feito merda já... ahhahaha
Nesse momento eu estava tentando capotar a minha máquina. Para ver como era. Sério, era um precipício a frente e eu realmente me senti caindo no treco. Foi louco!

O legal é que ele te guia e avalia, o programa te da as cordenadas, diz quando tu errou e tudo mais. Fica tranquilo para avaliar o desempenho do aluno e tudo mais. É muito legal ver os alunos aprendendo lá em equipamentos e coisas que se não fosse a empresa, nunca teriam acesso. Acho muito bonito isso! 🙂

Pois bem, fico por aqui agora. Assim que der escrevo de novo, ok?

Abraços!

Tiago

ps1: Notícia boa/ruim. Ruim: Ninguem vai pagar pelo roubo da minha câmera, ou seja, será um prejuizo meu. Boa: Consegui comprar uma câmera tipo a minha usada em Maputo, consegui economizar uma boa grana assim. Assim que ela chegar vou mostrar uma foto dela pra vocês. Fotos voltarão a aparecer. 😀

ps2: Sabia que eu tenho saudade de todos vocês? Mas é uma saudade boa. Não é aquela coisa triste, é simplesmente uma saudade saudável. É bom lembrar de todos meus amigos e família com um carinho bonito, lembrar de todo mundo e ter um sorriso no rosto por lembrar que tá todo mundo lá e que na verdade eu fiz grandes relacionamentos durante toda a minha vida. Eu tenho orgulho de todos eles. MESMO. Obrigado!

6 comentários sobre “Mobile Images 01

  1. Boa, Tiago! Como sei que tu cuidas essas coisas, dá uma revisada no texto, sei que escreveste com pressa: “Infelizmente aqui é uma região bem pobre, de difícil acesso…”
    Tu sabes que logo após tu também tive uma alergia à camarão? Daí ficou fácil, já tendo lido o post… fui logo pro hospital. Tô me ensaiando para comer de novo, e tu?
    É demais essa ideia do blog. Tomara que um dia eu tenha algo para mostrar toda a semana…
    E por que as crianças brotam!? Elas sobem no telhado? Para quê?

    Saudades, abração!

  2. meeeeeu, roubaram tua camera! 😐
    poxa viiiiiiiiiidaaaaaaaaaaaa
    que tristeza!!! nossa, mto. isso é uma bad ne, mas que bom que tu ja deu jeito numa nova hihi
    vo comentar por foto kkkkk :
    – o aeroporto de maputo eh mto bunitinhu ne, tem ate vasinhos com flores haha
    totalmente “família”.
    – a bandeira do gremio tu abstrai. kkkkk
    – fraco aerolito! kkkkk (foto do carvao)
    – eu ri mto qndo começei imaginar as crianças “brotando” de td q eh canto… como se fosse um jogo de video-game que tu tem q acertar o alvo q vai aparecendo e sumindo… hahaha de onde surgem isso meu deus?!!
    – a minha geladeira ta quase la perto da tua amiga kkkk
    – essa fruta doida parece uma obra de arte que dentro tem merengue.
    – Carbomoc, eu li “Camobronx” , leia-se Camobi kkkkk
    – refrigerantes emo, estilo “familia Restart”… (se tu foi pra ae a tempo de nao saber o que eh isso… cotinue sem saber, te garanto: é melhor!) kkk
    as outras fotos dei risada…

    ps tbm: tbm to com saudade kkk
    bejooooooooooooooooooooooo amado amigo

  3. Sinto muito pela tua cam, mas pelo menos tu consegue fazer ótimos registros pelo celular tb =D Percepções legais!
    Mas o mais legal de tdo q tu escreveu é sobre as saudades… talvez o que mais nos motive (mesmo que inconscientemente) é saber que temos pessoas especiais nos esperando e torcendo por nós 🙂
    Boas próximas aventuras por aí! bjão

  4. oi amigo!
    voc~e não me conhece. eu nasci em MOATIZE em 1959. esttive aí até 1977 e os meus pais até 1987 na carbomoc. se for possivel me de informações sobre a zona mineira, pois foi um local onde nasci e qque conheço muito bem e onde o meu pai sempre trabalhou e deu muito da sua vida para a CARBOMOC. se leresta minha mensagem me diga alguma alguma coisa.
    um abraço

    fernando tendeiro

  5. Vo realizar uma viagem para TETE na semana que vem, fazendo uma vista de reconhecimento na VALE,em relação a viagem existe alguma recomendação importante que seguir,e em relação ao idioma é tranquilo ou devo me preucupar,abraços,obrigado.

Deixe um comentário

